Os primeiros Credores do Mt. Gox têm agora o título de pagamentos „Justiça“

É difícil acreditar que depois de quase sete anos de espera, ainda há muitos comerciantes e indivíduos que não conseguiram o que é seu por direito no Mt. Gox, a agora defunta plataforma de comércio de moedas criptográficas no Japão.

As vítimas do Mt. Gox podem agora obter seu dinheiro

Entretanto, após todo esse tempo, parece que muitos credores finalmente terão acesso aos fundos que foram trancados por tanto tempo após o pedido de falência da empresa.

O Monte Gox é amplamente considerado um dos piores desastres da história da moeda criptográfica. A bolsa comercial sofreu um roubo maciço que viu desaparecer mais de 400 milhões de dólares em unidades BTC da noite para o dia.

Houve muita especulação sobre o que pode ter causado o desaparecimento e quem estava por trás disso. Até se falava que era um trabalho interno, e o fundador da empresa, Mark Karpeles, acabou fazendo um ano atrás das grades no Japão.

Mas no meio de tudo isso estavam aqueles que foram injustamente vitimizados pelo roubo. Agora, anos mais tarde, eles estão finalmente recebendo seu dinheiro de volta. O caminho para a vitória foi pavimentado com a ajuda de três entidades separadas: Coin Lab Inc., o administrador da falência do Mt. Gox Nobuaki Kobayashi, e MGIFLP, uma divisão do Fortress Investment Group, LLC.

O acordo permite que todos os credores afetados pelo desastre tenham acesso imediato a cerca de 90% do total da bitcoin trancada devido à falência da empresa. Eles não são obrigados a retirar nenhum dinheiro imediatamente, já que muitos deles estão envolvidos em processos diretos contra o Monte Gox pelo que ocorreu em 2014. Caso decidam esperar que os acordos ou ações judiciais tomem forma, eles podem optar por não receber qualquer pagamento antecipado.

De qualquer forma, parece que a justiça está finalmente sendo entregue em pequenos impulsos àqueles que passaram por perdas que poucos de nós podem compreender verdadeiramente. Tim Draper – um capitalista de risco e investidor inicial da Coin Lab – expressou seu entusiasmo com relação à situação em uma declaração recente, comentando:

Estou entusiasmado que as pessoas estejam finalmente sendo pagas pelo Monte Gox. Como os credores do Mt. Gox são alguns dos primeiros crentes na moeda criptográfica, estou ansioso para receber meu bitcoin, assim como as dezenas de milhares de pessoas que têm reivindicações.

Uma tragédia terrível

Estima-se que cerca de 850.000 unidades de bitcoin desapareceram dos cofres de armazenagem da bolsa naquele fatídico dia de fevereiro de 2014. Além disso, a bitcoin só estava sendo negociada por cerca de 489 dólares na época.

Agora que a moeda passou dos $36.000, é claro que os investidores mais antigos ganhariam bastante se tivessem tido a oportunidade de „segurar“ e deixar sua moeda digital permanecer no lugar.

Não está claro no momento de escrever se os credores afetados terão direito ao pagamento de juros.